A enfermeira e diretora do Hospital São Bento Menni, Marina Diva de Oliveira, e o médico psiquiatra Kassem Souki, foram destaques do 10º Encontro de Bioética e Saúde Mental, fórum internacional de saúde organizado pelas Irmãs Hospitaleiras na América Latina e a Universidade Javeriana, da Colômbia. O evento gratuito e online reforçou o avanço dos estudos e pesquisas em saúde mental na América Latina.
Com o tema “Desinstitucionalização e cuidado comunitário”, o encontro buscou revisar os aspectos éticos da desinstitucionalização da pessoa com doença mental, com especial ênfase nos movimentos de participação do usuário e nas leis que promovem a abordagem comunitária, apresentando experiências de trabalho em diferentes contextos da América Latina.
Em formato digital, os encontros aconteceram nos dias 5, 12 e 19 de agosto, de 10h às 14h, horário de Brasília. No dia 05, as possibilidades de reabilitação psicossocial estiveram em pauta. Já no dia 12, foram aprofundadas as experiências de trabalho comunitário da academia e no dia 19, foram explanadas experiências na América Latina com a participação de palestrantes da Bolívia, Chile, Uruguai e Brasil.
Participação local
A equipe do Hospital São Bento Menni participou nos dias 05 e 19 de agosto. No dia 05, a enfermeira Marina Diva de Oliveira ministrou uma palestra sobre o resgate da cidadania como instrumento e finalidade do processo de cuidar em saúde mental. Já o psiquiatra Kassem Souki falou sobre as experiências e cuidados realizados na América Latina.