A hospitalidade é um valor humano essencial nos campos social, assistencial e de saúde

Consideram-se os valores hospitalares um elemento chave da identidade da Instituição. Eles manifestam a originalidade da ação e são um diferencial no trabalho executado.

Como valores humanos, que em na tradição hospitaleira brotam do Evangelho, são assumidos por todos; eles estão incorporados em cada cultura; orientam as decisões dos responsáveis e inspiram cada um a agir em sua tarefa.

Pode-se sintetizar todos os nossos valores em um: HOSPITALIDADE. A hospitalidade é um valor humano essencial nas áreas social, de saúde e de saúde. Consiste em oferecer espaço e tempo, atenção e cuidado, humanidade e recursos aos destinatários da nossa missão.

Para tornar este valor de síntese explícito, ele foi desenvolvido em outros oito valores implícitos nele e os quais agrupamos dois a dois

  1. SENSIBILIDADE PARA OS EXCLUÍDOS
    A hospitalidade envolve e nutre empatia, de preferência com os excluídos por doenças ou limitações mentais.
  1. ATENDIMENTO AOS DOENTES E NECESSIDOS
    Tudo está aí e todos nós estamos a serviço das pessoas a quem servimos; eles são o centro de nossa organização.
  1. ACOLHIMENTO LIBERTADOR
    A congregação é caracterizada pela cordialidade da hospitalidade com gratificação do paciente. Busca-se a máxima reabilitação e o cuidado com o calor do lar.
  1. SAÚDE INTEGRAL
    O trabalho pela saúde abrange todas as dimensões da pessoa segundo o humanismo integral. Assim, a congregação se propoe a curar e cuidar.
  1. QUALIDADE PROFISSIONAL
    Possui uma equipe eficaz no serviço através do rigor profissional, eficiência de gestão, trabalho em equipe, adaptação de dispositivos e atualização permanente dos profissionais.
  1. HUMANIDADE NO CUIDADO
    Cultiva-se de forma explícita e prática a humanização em nossas abordagens e em cada atividade específica, mostrando que a atenção é um encontro humano que prioriza a dignidade da pessoa.
  1. ÉTICA EM CADA AÇÃO
    Prima-se pelo rigor e ética, segundo os critérios da bioética e o princípio da hospitalidade, em todas as ações.
  1. CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
    Promove-se a consciência individual e coletiva de fazer parte da história do hospital, fiel às suas origens, protagonista do presente e construtor do futuro hospitalar.