O Hospital São Bento Menni, situado em Divinópolis (MG), foi fundado em 1980 para prestar assistência a portadores de transtornos mentais da região centro oeste mineira, tanto no atendimento de urgência, como no ambulatorial, hospital dia e internação. Há 40 anos, a Irmã Alice de Jesus Fernandes e Dom José Costa Campos cortavam a fita que dava início às atividades na cidade.
O hospital é coordenado, sem fins lucrativos, que trabalha há mais pelas Irmãs Hospitaleiras, uma Instituição da Igreja Católica de 140 anos no acolhimento, cuidado especializado, assistência integral e reinserção social de pessoas com sofrimento psíquico, deficiências mentais e outras doenças, dando primazia aos mais necessitados, consoante realidades de tempos e lugares. São 40 anos destinados à filantropia e vanguardismo na saúde mental e psiquiatria.
Situado no bairro Jardim das Mansões, o HSBM é um hospital horizontal e possui área verde de mais de 11.000 m² entre jardins e hortas, e de 4.610 m² de área construída projetada para uma assistência integral, privilegiando espaços abertos destinados a socialização e atividades terapêuticas, como: quadra desportiva, academia livre, horta, sala de mídias, oficina terapêutica, salão de beleza dentre outros.
É um Hospital filantrópico (sem fins lucrativos) com um propósito de contribuir na vida das pessoas para recuperação de sua saúde mental. O HSBM é movido pela hospitalidade e pela centralidade no paciente. São realizados atendimentos particulares e convênios, e por ser uma entidade sem fins lucrativos, todo o recurso obtido é reinvestido no atendimento oferecido via sistema público de saúde, para que a maior quantidade de pessoas possa se beneficiar com tratamentos de alto nível. O hospital segue as seguintes linhas de cuidado/atuação: atendimento ambulatorial especializado em saúde mental, unidades de internações psiquiátricas, hospital dia, grupos terapêuticos externos, medicação ambulatorial, pesquisa e capacitação de profissionais.
Frente a Internação psiquiátrica destaca-se como um importante recurso terapêutico no tratamento de crises. Trata-se de uma poderosa ferramenta no manejo dos pacientes em momentos de manifestação aguda da doença. No HSBM, o projeto terapêutico conduz a prática assistencial e garante que o trabalho desenvolvido pela equipe agregue o Carisma Hospitaleiro das Irmãs, com a eficácia profissional. E tem como finalidade trabalhar de forma global a cidadania visando à reinserção social do portador de transtorno mental ao seu meio, bem como a reestruturação do suporte sócio familiar.
E para manutenção da Saúde e Bem Estar, acredita-se na continuidade do tratamento através de atendimento ambulatorial, grupos terapêuticos ou hospital dia que são ferramentas de cuidado voltadas para prevenção e promoção da saúde mental, além de criar outras formas de pertencimento na vida.
O HSBM acredita que pessoas com transtornos mentais são pessoas comuns e obviamente dignas de acolhimento e atenção. Sabe-se que esses transtornos podem comprometer a qualidade de vida das pessoas e são manifestações de desequilíbrios infelizmente comuns entre nós. Destacamos que todo sujeito que esteja com demanda de atendimento precisa de cuidados especiais e jamais poderia ser excluído ou estigmatizado. Assim, a missão do Hospital São Bento Menni é disponibilizar os melhores recursos terapêuticos, seguros, livres de danos e de qualidade àqueles que passam por dificuldades psíquicas ou emocionais.
Missão
Oferecer excelência de qualidade no âmbito da saúde, da geração do conhecimento e da responsabilidade social e afetiva, como forma de evidenciar a contribuição da Igreja que encarna e exprime o carisma da Hospitalidade.
Visão
Ser líder e inovador na assistência em Saúde Mental e Reabilitação, referência na gestão do conhecimento e reconhecida pelo compromisso com a responsabilidade social/afetiva e dimensão humana.
Valores
Assumimos como valores fundamentais os definidos na Carta de Identidade Institucional e reascendemos o principal: A Hospitalidade.
- Sensibilidade em relação aos excluídos;
- Serviço aos doentes e necessitados;
- Acolhimento libertador;
- Saúde integral;
- Qualidade profissional;
- Humanidade na atenção;
- Ética em toda a atuação;
- Consciência histórica.