Esta é uma Congregação que segue Jesus Bom Samaritano, vivendo em comunidade, como mulheres livres, apaixonadas pela vida, unidas pelo amor, pela oração e pelo Serviço. 

A Irmã Hospitaleira nasce da profunda experiência de SER chamada e consagrada por Deus para seguir Jesus Cristo, o Bom Samaritano. Com suas vidas, querem ser testemunhas de que o Cristo compassivo e misericordioso do Evangelho permanece vivo entre os homens e isso as leva a ser mulheres de Deus, a serviço da pessoa que sofre e que são evangelizadas com a hospitalidade.

Vivem a maternidade espiritual que as torna geradoras de vida e esperança, onde vida e saúde tocam os limites da fraqueza.

Sabem que são enviados para servir o homem e a mulher que sofre: ouvem os gritos dos enfermos e marginalizados em qualquer lugar, tempo e condição; tem o compromisso de defender seus direitos, desde o acolhimento, assistência integral e atendimento especializado às pessoas com doença mental, deficiência intelectual e outras enfermidades, com preferência pelos mais vulneráveis ​​e necessitados.

Vivem em comunidade como irmãs, zelando pela simplicidade de vida e pelo acolhimento recíproco; partilhando sua experiência de Deus, valorizando a diversidade cultural e, juntas, promovem a criatividade apostólica na missão.

No meio deste trabalho cotidiano, descobrem as pegadas de Deus em tudo o que foi criado, sentindo-se felizes pela vocação e entusiasmadas por outras pessoas viverem o mesmo carisma na Igreja.

Seguem o exemplo de Maria, nossa mãe, primeira hospitaleira, Nossa Senhora do Sagrado Coração, que acompanham o sofrimento de nossos irmãos e aprender a descobrir as necessidades dos outros, mesmo que não seja formulada.

Praticam a HOSPITALIDADE, como um valor que as define, no acolhimento incondicional, na escuta ativa, no respeito pela diferença, na gratuidade, no envolvimento compassivo e misericordioso.

As primeiras religiosas que fizeram parte do Hospital São Bento Menni. Da esquerda para direita: Na frente: Alice, Ludovina, Margarida, Soledade e Conceição Esteves. Atrás partindo da Alice: Maria José, Amélia e Odete.